A importância do ensino de artes visuais em regiões como a Baixada Fluminense

De acordo com o artigo XXVII da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam”. Sendo assim, faz-se necessário que todo o ser humano entre em contato com diversas linguagens artísticas e com pluralidades culturais. Nesse contexto, refletimos no “para quê” e no “porquê” da arte no cotidiano de cada indivíduo.

Entendo que, através da promoção de ações artísticas, é possível impactar positivamente regiões periféricas em um cenário favorável para o desenvolvimento da cidadania, possibilitando que os envolvidos ampliem uma consciência crítica sobre seus papéis sociais e sobre o seu potencial criador.

A arte é uma ferramenta importante para união desse indivíduo com o todo e, ao compartilhar suas individualidades, a sua identidade cultural se afirma e se expande.

Por meio da arte o homem socializa e compartilha experiências e percepções sobre o mundo em que vive.

Fruir Artes se faz relevante para a inserção e evolução do indivíduo crítico na sociedade, além do acesso às manifestações artísticas, o que revela para os envolvidos no processo o poder de criticidade perante suas realidades. A cultura influencia o ser sensível e orienta o ser consciente na mesma medida, e a sensibilidade orienta o indivíduo em suas considerações para alcançar determinadas metas da vida.

Mais que uma forma de expressão, a arte desempenha um papel necessário na inclusão social e no crescimento do homem em uma sociedade em constante transformação, mostrando-se como geradora de novos horizontes para os indivíduos envolvidos em suas práxis, e possibilitando novas perspectivas perante os desafios de suas realidades.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Tatiane Silvana

Tatiane Silvana é educadora, apaixonada por Artes plásticas e fotografia. Formada em Artes Visuais pela UERJ, com pós em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II e colaboradora da ComCausa.

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.