Agenda

A ‘Parada 7’ celebra a democracia com cortejo no centro do Rio

O Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica estão se unindo para celebrar a independência do Brasil de uma maneira única e inspiradora. No próximo dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro será palco da segunda edição do projeto ‘Parada 7 – A Parada da Arte’.

Este evento, que reúne artistas plásticos, músicos, autores, dançarinos, poetas e outras formas de expressão artística, promete ser uma celebração da democracia e da cultura brasileira. O cortejo-parada terá início às 15h, em frente ao CCJF, localizado na Cinelândia, com previsão de saída às 16h em direção à Praça Tiradentes, onde se encontra o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica.

A Parada 7 tem como objetivo estabelecer uma tradição nas ruas do Centro do Rio, aproximando a arte contemporânea do público em geral. Diferente do ano anterior, quando a pressão política estava presente, este ano a expo-parada será uma celebração, trazendo à tona questões políticas importantes dos tempos atuais, como o meio ambiente, os povos originários, as religiões de matriz africana, o movimento LGBTQIAS+, o movimento antifascista, a distribuição de renda e a igualdade social.

A exposição a céu aberto deste ano dará destaque aos artistas performáticos de rua e às intervenções urbanas que ocorrerão ao longo do percurso. Além de ritmistas e teatro de rua, todas as formas de expressão são bem-vindas na Parada. A ideia é que a arte saia das galerias e museus, aproximando-se da cultura popular e da celebração nas ruas.

A Parada 7

A Parada da Arte está aberta à participação de artistas interessados em se juntar ao cortejo-exposição, ampliando sua diversidade e alcance. A abordagem de cortejo se assemelha ao carnaval, tornando o evento mais acessível e participativo, conectando diretamente a arte com as pessoas que transitam pela cidade.

Em 2022, a primeira edição da Parada 7 reuniu 150 artistas de todo o Brasil para celebrar e defender a democracia, com um Cortejo-Parada que ocupou as duas instituições envolvidas. A ideia é que este evento anual continue a unir carnaval e artes plásticas em prol da liberdade.

Para mais informações e atendimento à imprensa: Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)

| E-mail: i[email protected] |Telefone: (21) 3261-6432

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa