A primeira edição do Festival literário da Baixada em Queimados

0
0
queimados-festival-literario
queimados-festival-literario

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, teve a primeira edição do Festival Literário da Baixada Fluminense (FLIBA), na noite do último sábado (20/03). O festival ocorrerá até o dia 18/04, será totalmente on-line e contará com atividades como oficinas, contação de histórias rodas de conversas e encontros literários.

A comemoração foi transmitida para a população através das redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e do FLIBA. Presencialmente o festival contou com a presença do Prefeito Glauco Kaizer, a Vice-prefeita, Maise Justo, a secretária de Estado de Cultura Daniele Barros e alguns secretários municipais, destacando a presença da secretária de Educação Zilda Vargas, que ressaltou a importância da educação caminhar lado a lado da cultura.

O Prefeito Glauco Kaizer reafirmou a importância de um evento como esse na Baixada Fluminense: “Eu acho que chegou o momento da Baixada mostrar seu valor e os movimentos culturais estão aí para isso, para mostrar que tem gente produzindo cultura de qualidade, tem gente produzindo cidadania e promovendo a construção de seres humanos melhores”, explicou.

Além de expandir o alcance da cultura na Baixada, o FLIBA também tem como objetivo, perpetuar o acesso à cultura e educação no município: através do incentivo dado pela Lei ALdir Blanc, uma biblioteca municipal será reativada no bairro São Roque, onde hoje funciona a Estação Cidadania Planeta Futuro.

“A Secretaria de Cultura não poderia coexistir sem uma biblioteca pública na cidade, esse projeto é muito importante para que incentivemos também a leitura no município”, explicou o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Rômulo Sales.

O evento contou também com a presença da cantora, atriz e escritora, Mona Vilardo; da cantora atriz e escritora, Carol Dall Farra; do rapper e escritor, Dudu de Morro Agudo; da Coordenadora sociocultural do Projeto Golfinhos da Baixada, Gisele Castro; da cantora Kaylane Muniz; do cantor e compositor, Sérgio Lousada; do produtor cultural e ex subsecretário de cultura do município, Leandro Santana, e da idealizadora do Projeto Leitura Acessível e fundadora do Instituto Incluir, Carine Alves.

Quem desejar participar do FLIBA, pode acessar as redes sociais da Secretaria de Cultura no Facebook ou Instagram.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa