Rio de Janeiro

Ações de promoção à saúde marcam o Dia Mundial sem Tabaco

Nesta quarta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza diversas atividades de promoção da saúde para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, uma data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 para conscientizar sobre os riscos do fumo e as políticas eficazes para reduzir o consumo de tabaco.

Nas clínicas da família e centros municipais de saúde, os usuários podem encontrar tratamento gratuito para quem quer abandonar o cigarro, que é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e mata mais de oito milhões de pessoas todos os anos.

Na Praça da Cruz Vermelha, das 10h às 14h, haverá uma grande mobilização em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Secretaria de Estado de Saúde e outras instituições, com o objetivo de sensibilizar os tabagistas e lançar as campanhas “Precisamos de comida, não tabaco” e “O tabaco acaba com o seu futuro e o do planeta”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabaco e seus derivados geram cerca de 760 mil toneladas de lixo tóxico por ano, incluindo arsênio, chumbo, nicotina e formaldeído; além disso, a fumaça do tabaco contém dióxido de carbono, metano e óxidos nitrosos, contribuindo para os níveis de poluição do ar nas cidades. Dados do INCA, a partir de análise da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, mostram que os fumantes brasileiros gastam, em média, 8% da renda familiar per capita mensal para comprar cigarros industrializados. Além dos prejuízos à saúde e financeiros, o cigarro afeta o meio ambiente .

Neste 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, a SMS promove diversas atividades na Praça da Cruz Vermelha para conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo e os benefícios de parar de fumar. O Programa do Tabagismo do município oferece teste de dependência, orientação e encaminhamento para tratamento gratuito pelo SUS, demonstração da boneca Altina, que mostra como o pulmão fica sujo com o fumo, e material informativo sobre os riscos do consumo de cigarros e outros produtos derivados do tabaco.

Também participam da ação a Gerência de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), que explica como a auriculoterapia ajuda no tratamento de fumantes; a Coordenação da Saúde Bucal em parceria com CRO, UFRJ, UERJ, que alerta sobre a relação entre o tabaco e o câncer de boca e o vírus HPV; a equipe do Consultório na Rua, que atende a população em situação de rua na região; e o IVISA-Rio, que fiscaliza e orienta estabelecimentos sobre a lei antifumo. Além disso, haverá vacinação contra a covid-19 e a influenza na praça e apresentação cultural do grupo “Chegando de surpresa”, da Comlurb.

Veja também:

Dia Mundial sem Tabaco

| Editoração Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo