Baixada FluminenseNotícias

Almirante Negro no livro de heróis e heroínas do Rio de Janeiro

A pedido dos movimentos sociais, o presidente da Alerj, o deputado André Ceciliano, deu entrada no projeto de lei 427/2019, onde FICA INSCRITO O NOME DE JOÃO CÂNDIDO FELISBERTO NO LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO no dia 24 de abril de 2019.

Na justificativa o André Ceciliano coloca que “a recuperação da figura histórica de João Cândido tem muita importância na atualidade, como para os movimentos sociais e movimentos negros, assim como a criação de marcos de memória. O ‘Almirante Negro’ João Cândido continua sendo a figura mais lembrada da Revolta da Chibata, ao passo que sua história de vida também revela diferentes combates, os quais devem ser reconhecido pelo Estado do Rio de Janeiro no seu Livro de livro dos heróis e heroínas”.

Lei estadual reconhece marinheiro negro João Cândido como Herói do Rio após 109 anos. A pedido dos movimentos sociais, o presidente da Alerj – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano, no início deste ano propos a indicação que foi agora sancionada a lei 8263/19 que marca a luta de João Cândido, líder da revolta da Chibata, iniciada em 1910, contra os castigos físicos e humilhações impostos aos marinheiros à época. Agora ele é herói do estado do Rio de Janeiro e em breve será do Brasil.

O projeto de lei passará por votações pelos deputados da a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, acompanhe clicando aqui!

Veja também ComCausa.net/joaocandido

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa