Crianças com direitos

Anvisa aprova vacina bivalente para crianças

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou, nesta segunda-feira, o registro da vacina bivalente contra Covid-19 da Pfizer para crianças a partir de 5 anos. Anteriormente, esse imunizante, que oferece proteção contra a variante Ômicron do vírus, só estava disponível no país para pessoas com mais de 12 anos e com comorbidades.

Essa vacina é indicada como dose de reforço, o que significa que só pode ser administrada em indivíduos que já receberam a vacina contra a doença, seja com uma ou duas doses, dependendo da vacina recebida inicialmente, e com a aplicação ocorrendo pelo menos três meses após a tomada da última dose. O imunizante bivalente foi desenvolvido pela Pfizer e amplia a proteção contra a variante Ômicron da Covid, que surgiu em 2021. As doses originais das vacinas, embora eficazes para prevenir quadros mais graves, não são tão eficientes contra as novas versões do vírus.

As vacinas utilizadas desde 2021 são chamadas de monovalentes, pois foram desenvolvidas para combater apenas uma versão do coronavírus – a que foi identificada no final de 2019. Contudo, devido à evolução do Sars-CoV-2 ao longo dos anos, as novas formulações são testadas em duas versões do vírus, sendo metade composta pela mesma variante das doses anteriores e outra metade com material genético da variante Ômicron.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa