AgendaBaixada Fluminense

Arte de rua ocupa o túnel de Nova Iguaçu

O túnel em frente à Avenida Getúlio de Moura é uma das referências da arquitetura urbana do centro de Nova Iguaçu, no local passam diariamente milhares de pessoas.

A fim de valorizar e revitalizar o local, o grupo de artistas de rua Santa Arte promoverá a recuperação da passagem com limpeza, pintura e arte. Um dos principais idealizadores da iniciativa é o artista de rua Marcos Gayoso – que há seis anos utiliza o local como palco para suas apresentações -, dis que “acredita que a arte tem o poder de renovar, revitalizar e salvar o cotidiano de várias pessoas” – e conclui – “Nos inspiramos nas ocupações que acontecem em outros países onde a arte de rua é muito valorizada. Esse vai ser evento único em nossa região para fomentar a arte de rua e suas vertentes”.

A iniciativa conta com a ajuda com incentivo da Lei Aldir Blanc, através de um edital da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Nova Iguaçu, na qual o projeto foi aprovado e tem também como objetivo entrar no cronograma da cidade.

“Lembramos que Nova Iguaçu tem a lei do artista de rua , de número 4.491/2015 , é uma grande avanço, sendo uma das primeiras cidades da Baixada a ter este instrumento” – diz Gayoso – “Nosso sonha e levar para outros municípios esta proposta visando espalhar arte e revitalizar espaços públicos depredados”.

Para evitar aglomeração, a atividade acontecerá em dois domingos de julho a agosto onde será restrita a presença de pessoas, fora os transeuntes do túnel.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa