Brasília

Aula passeio marca lançamento do edital voltado à Educação Patrimonial

Os alunos da Escola Parque 308 Sul, em Brasília, participaram de uma aula especial do Projeto Preservarte Patrimônio, que existe desde 2010 e faz parte do calendário escolar. Acompanhados pelo professor Cleber Cardoso Xavier, eles conheceram o patrimônio histórico e artístico da cidade e aprenderam sobre a sua importância.

“Além das aulas passeio que a gente vai identificar o paisagismo, a fauna, a arquitetura, o urbanismo em si da cidade, a gente vai trabalhar dentro do perímetro escolar. Uma das ações que a gente tem: investigar o inventário patrimonial. Então a gente sai com o estudante investigando as áreas da escola. Um vidro quebrado, um arame fora do lugar, enfim, questões prediais mesmo” – comentou o professor Cleber Cardoso.

A aula aconteceu na mesma manhã em que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura (MinC), lançou o edital para projetos de Educação Patrimonial. Publicado no Diário Oficial da União (DOU).

“Esses R$ 2 milhões de reais vão viabilizar projetos em todo o Brasil. Projetos de educação, de formação e de conscientização, afinal a gente só preserva, só cuida daquilo que a gente conhece. E a educação é o principal instrumento para a preservação do patrimônio”, afirmou o presidente do Iphan, Leandro Grass.

Também estiveram presentes: Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Claudio Abrantes│Diretora do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan, Desiree Tozi│Deputado federal Marcelo Queiroz│Diretor da Escola Parque 308 Sul, Paulo César Valença│Diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro/DF), Bernardo Távora│Professora Glorinha Bomfim Yung.

Veja também:

Iphan lança edital para projetos de Educação Patrimonial

Imagens de corpo: Ministério da Cultura.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa