Baixada mobiliza carreata em prol de vacina para pessoas com deficiência

0
0
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

No sábado, dia 17 a partir das 9h, vinte e dois grupos que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência promoverão uma carreata, na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro, para reivindicar prioridade na vacinação contra a Covid-19.

A manifestação vai ter início no Leme seguindo em direção a Copacabana e retornando ao local de partida. Para evitar riscos, todos estarão dentro dos carros. A Associação Correndo pelo Autismo, de Nilópolis, é a representante da Baixada Fluminense no evento. Segundo o fundador da instituição e atleta ultramaratonista, Narbal Fernandes, a iniciativa tem como objetivo pedir uma dose de respeito àqueles que são mais vulneráveis e têm mais possibilidades de ir a óbito quando infectados pelo novo coronavírus.

De acordo com um dos representantes do movimento “Vacina Já”, Narbal Fernandes, em 7 de abril de 2021, no Rio de Janeiro, foi sancionada a Lei nº 6.850 que inclui as pessoas com deficiência entre os grupos prioritários. “A lei, sim, é uma conquista relevante, mas precisamos avançar mais. Temos urgência porque nossa luta é para que critérios e logística para a vacinação das pessoas com deficiência sejam esclarecidos”, frisa.

O movimento “Carreata Vacina Já” conta com o apoio das instituições: OAB-RJ, Grupo Juntos, Operação do Bem, Movimento Inclusão, APABB, Somos Todos Especiais, CAIS, Correndo pelo Autismo, Paratodos, ARAR, Papo Especial, CVI, Abre-te, Cristo Inclui, Angelman Brasil, Associação de Prader Willi, Podcast Acessando Lucília, Adverj, Nitdown, Movimento Down, Acolhe Down, Instituto JNG.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

___________

Laura Machado

Laura Machado graduanda em jornalismo pela UERJ e colaboradora da ComCausa.