Baixada FluminenseCrianças com direitosLatamNova Iguaçu

Câmara de Nova Iguaçu debate direitos das crianças e adolescentes

Na última quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Nova Iguaçu recebeu o Fórum de entidades engajadas na defesa dos direitos humanos, com foco nos direitos das crianças e adolescentes. O evento foi uma iniciativa do vereador Dr. Robertinho, Presidente da Comissão dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Juventude, que convidou diversas instituições e movimentos sociais para debater o tema.

No encontro, o vereador agradeceu a presença de todos e destacou o trabalho do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu, que completou 30 anos de existência. Ele também elogiou o padre haitiano Pierre Roy, da Diocese de Stambul-Alemanha, que é um símbolo da defesa dos direitos humanos na cidade e no mundo e está nas ultimas semanas no Brasil.

Dr. Robertinho ressaltou também a importância do diálogo entre a sociedade civil e o governo para garantir os direitos das crianças e adolescentes. Ele afirmou que deseja que encontros como esse sejam realizados periodicamente, com a participação dos conselhos de direitos e tutelares.

A secretária municipal de Assistência Social, Elaine Medeiros, compôs a mesa juntamente com o representante do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Felipe Carvalho, o padre Pierre Roy, a advogada da Comissão dos Direitos das Crianças e Adolescentes da OAB de Nova Iguaçu, Eliza Azevedo, a adolescente Pérola Magalhães representando a UNIFAMAERJ, Carlos André do Fórum Grita Baixada e o idealizador do evento, Dr. Robertinho.

A ComCausa foi representada por Emanoelle Cavalcanti e Adriano Dias, que enfatizou a importância da atividade promovida na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu para a reflexão e debate sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Por mais que tenhamos um vasto arcabouço jurídico de promoção e defesa dos direitos de nossas crianças, inclusive um que é referência mundial, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ainda há muito a consolidar, principalmente nos agentes garantidores desses direitos”, afirmou Adriano Dias.

Em reunião após o encontro, Adriano Dias anunciou que a ComCausa irá entregar ao presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Dudu Reina, e ao Dr. Robertinho, presidente da comissão da criança e adolescente, uma série de propostas de projetos de lei, entre eles, a criação de uma lei municipal Henry Borel.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.