ComCausa elabora projeto de microcrédito para Baixada

0
5
microcrédito

A ComCausa está procurando instituições e os gestores municipais para apresentar a proposta de parceria a fim de executar nosso projeto piloto de Microcrédito Produtivo Orientado.

Com nome de ComCredi, o projeto é fruto a experiência de atuação social da ComCausa na Baixada Fluminense, embasada na metodologia do Microcrédito Produtivo Orientado e a parceria da empresa RioCredi. Segundo Alexandre Assis, coordenador administrativo da ComCausa: “A metodologia de implantação do ComCredi é alinhada as políticas do Sistema Nacional de Seguridade Social, voltada para pessoas físicas e com foco ao estímulo de atividades produtivas de pequeno porte. Para isso, nós vamos estabelecer articulação com o poder público, instituições locais e relacionamento direto com os empreendedores no local onde é executada a atividade econômica”. Alexandre destaca também que o traçado de execução do ComCredi será construído em conjunto, considerando as especificidades de cada território, tanto no perfil socioeconômico, como estrutural e cultural.

A iniciativa tem o aporte e acompanhamento da gestão financeira da empresa RioCredi. Sendo de responsabilidade da instituição ComCausa a elaboração, implantação e gestão metodológica com apoio técnico aos gestores do microcrédito produtivo orientado, com vistas ao fortalecimento institucional para a prestação de serviços aos empreendedores populares.

A primeira proposta foi entregue na cidade de Japeri, mas a proposta é construir relação com o máximo de prefeitura da Baixada. “Essa parceria é importante” – diz Alexandre Asssis – “O poder público local assume o apoio para a articulação com lideranças, movimentos sociais e grupamentos informais no território a ser implantando. Isso é importantíssimo para que tenhamos o a melhor efetividade no ComCredi”.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa