Baixada FluminenseCampanhas

Dia da Baixada Fluminense

Em 2024, completa-se o 170º aniversário da inauguração da estação de Guia de Pacobaíba, um marco histórico significativo na região. Essa estação, inaugurada em 30 de abril de 1854, foi um centro de integração dotado de um pequeno porto, recebendo os passageiros que chegavam de barco a vapor do Rio de Janeiro. Situada em Magé, na região de Fragoso, aos pés da Serra de Petrópolis, integrava a Estrada de Ferro Mauá.

Essa data icônica foi escolhida por um grupo de intelectuais e artistas em um encontro realizado em 9 de dezembro de 2000, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ), em Duque de Caxias. A partir desse momento, a Carta da Baixada emergiu como um registro significativo que iniciou um movimento para que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovasse a proposta da Lei 3822, de 2 de maio de 2002, oficializando o Dia da Baixada no estado e estabelecendo que “será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região”.

Desde os anos 2000, diversos movimentos e instituições, incluindo a ComCausa, têm buscado promover iniciativas para potencializar os pressupostos desse dia.

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa