Dia da Baixada Fluminense

No dia 30 de abril de 1854 foi inaugurada a estação de Guia de Pacobaíba, uma estação de integração, contando com um pequeno porto, que recebia os passageiros vindos de barco a vapor partindo do Rio de Janeiro. Localizada em Magé na região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis, fazia parte da Estrada de Ferro Mauá.

Esta data emblemática foi escolhida por um grupo de intelectuais e artistas em um encontro no dia 09 de dezembro de 2000 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da UERJ e FEBF/UERJ, em Duque de Caxias. A partir daí surgiu a Carta da Baixada, importante registro que inicio um movimento para que a Assembleia Legislativa do Rio Alerj aprovasse a proposta da Lei 3822 de 02 de maio de 2002, criando oficialmente no estado o Dia da Baixada e colocando que “será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região”.

Desde a década de 2000 vários movimento e instituições – entre eles a ComCausa – buscam promover iniciativas de potencializar os pressuposto deste dia.

Conheça mais também no página ComCausa.net/DiaDaBaixada

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa