Campanhas

Dia Nacional da Liberdade

Brasil celebra o Dia Nacional da Liberdade, uma homenagem ao batismo de Joaquim José da Silva Xavier.

A data, que já era comemorada nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, foi oficialmente instituída em todo o país pela Lei nº 13.117, de 7 de maio de 2015. A celebração é uma lembrança do dia em que Joaquim José da Silva Xavier o Tiradentes, uma figura icônica na história do Brasil, foi batizado em 12 de novembro de 1746.

Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido como Tiradentes, é uma figura icônica na história do Brasil. Nascido em 12 de novembro de 1746, Tiradentes teve uma carreira diversificada como dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro, durante o período colonial português.

Tiradentes ganhou notoriedade nacional por liderar a Inconfidência Mineira, um movimento separatista contra o domínio português. No entanto, quando a conspiração foi descoberta, Tiradentes foi preso, julgado e executado publicamente em 21 de abril de 1792.

Desde a proclamação da República no Brasil em 1889, Tiradentes é reverenciado como um herói nacional. A intenção dos republicanos ao criar esta figura mártir era ressignificar a identidade brasileira.

O dia de sua execução, 21 de abril, é comemorado como feriado nacional. Além disso, a cidade mineira de Tiradentes, anteriormente conhecida como Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. Tiradentes também é lembrado no Livro dos Heróis da Pátria desde 21 de abril de 1992.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa