Dia Nacional do Medicamento Genérico

Poucas pessoas sabem, mas os remédios genéricos têm um dia só para chamar de seu – 20 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional do Medicamento Genérico.

Desenvolvidos pela primeira vez na década de 1960, nos Estados Unidos, os genéricos chegaram ao Brasil em 1999 e, portanto, estão há 21 anos por aqui, como uma alternativa segura, econômica e eficaz no tratamento de doenças. A Lei 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, autorizou a comercialização por qualquer laboratório de medicamentos cujas patentes estivessem expiradas.

A troca de um medicamento de referência por um genérico deve ser orientada pelo médico que prescreveu a receita ou indicada pelo farmacêutico. Para identificá-lo, basta certificar-se de que na embalagem tenha escrito: “Medicamento Genérico – Lei 9.787/99” e uma tarja amarela com a letra G.

Atualmente, já existe a versão genérica para cerca de 50% de todos os medicamentos de referência. As farmácias e drogarias são obrigadas por lei a manter esta lista atualizada em local de fácil leitura para o consumidor.
Para ajudar na venda dos genéricos e na distribuição de remédios para quem tem direito de recebê-los gratuitamente pelo SUS, foi criado o Programa Farmácia Popular do Brasil. Os medicamentos também estão disponíveis por meio de uma rede de parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamadas de “Aqui tem Farmácia Popular”.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa