Duque de Caxias ganhará museu do Petróleo     

0
3
Petróleo ComCausa
Petróleo ComCausa

Com a finalidade aumentar a procura de turismo pelas cidades do Estado do Rio, o governo do estado do Rio de Janeiro criará um novo museu na Baixada Fluminense, será o Museu do Petróleo de Duque de Caxias.  A medida foi publicada no Diário Oficial depois de ter sido sancionada pelo governador em exercício.

Inspirada no Museu de Petróleo de Mossoró, o primeiro museu sobre o “ouro-negro” no país, o novo equipamento cultural será destinado a abrigar instrumentos, objetos, fotografias, filmes, documentações e outros elementos que constituem a memória da história do petróleo no mundo, no Brasil e no Estado do Rio de Janeiro.

O patrimônio do Museu do Petróleo será dado através de bens e direitos que adquirir, com recursos de dotações, subvenções ou doações que, para este fim, lhe fizerem a União, Estados, Municípios ou outras entidades públicas ou privadas, nacionais ou internacionais e pessoas físicas.

O Governo do Estado deverá determinar o local em Duque de Caxias onde o museu do Petróleo será instalado, pois ainda não foi confirmado. Deve-se utilizar um imóvel público que esteja em desuso, em caráter provisório ou permanente, além daqueles de cessão de direitos.

O Museu do Petróleo será administrado pela Secretaria Municipal de Cultura de Duque de Caxias, que ficará responsável pelo funcionamento do local, desenvolvimento de atividades, organização e ampliação de seu acervo, reuniões mensais, desenvolvimento de cursos e eventos culturais, e outras atividades pertinentes.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Lucas Munford

 

 

 

 

Lucas Munford é estudante de jornalismo e colaborador da ComCausa.