Notícias

Faustão se emociona ao agradecer pela doação do coração

O apresentador, pela primeira vez desde o transplante, gravou um vídeo expressando sua gratidão aos fãs e compartilhando que está completamente recuperado, sem sentir qualquer tipo de dor. Fábio Cordeiro da Silva, conhecido jogador de futebol de várzea, faleceu no sábado passado (26) devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele tinha o sonho de se tornar um atleta profissional e chegou a realizar testes em renomados times, incluindo o Palmeiras.

De acordo com a família, Fábio foi um doador de órgãos, com seu coração sendo um deles. No período entre 19 e 26 de agosto, o país testemunhou a realização de 13 transplantes cardíacos, sendo que sete deles ocorreram no estado de São Paulo. Um desses receptores foi o apresentador Fausto Silva, embora o governo do estado não tenha divulgado a identidade do doador responsável pelo coração recebido por Faustão.

“Quero agradecer fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo”, diz Faustão quase chorando.

“O Edison, irmão do Fábio, a Jaqueline, a viúva. Esses que eu tenho que agradecer. Essas pessoas das mais humildes […] Esse recado é especificamente para o José Pereira da Silva. A galera da Baixada. Wellington… Wellisson e a Jaqueline. Jamais esquecerei de vocês. E vou um dia agradecer pessoalmente. Deus lhe pague por tudo que vocês proporcionaram para mim. Estou eternamente grato”, completou em vídeo postado no Instagram.

 

Transplante:

Após 72 horas desde a conclusão do transplante cardíaco, o boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein na quarta-feira (30) indica que a função cardíaca do paciente Fausto Silva está agora estabilizada e em níveis normais.

“O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia.”

Na manhã de terça-feira (29), ele foi extubado e está agora respirando de forma autônoma, sem assistência de aparelhos, de acordo com informações do hospital.

O apresentador passou pelo procedimento de transplante cardíaco no domingo (27) e permanece sob cuidados intensivos.

“Após transplante de coração realizado no último domingo (27/08), no Hospital Israelita Albert Einstein, Fausto Silva foi extubado hoje pela manhã e respira sem auxílio de aparelhos. O paciente está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Permanece na Unidade de Terapia Intensiva”, afirma o comunicado.

O boletim médico divulgado na segunda-feira (28) confirmou que as funções do novo coração estão de acordo com o previsto. “O paciente Fausto Silva, que foi submetido ontem, dia 27 de agosto, a um transplante cardíaco no Hospital Israelita Albert Einstein, permanece na Unidade de Terapia Intensiva, está sedado e respirando com assistência ventilatória. Seu quadro clínico estável e as funções cardíacas estão dentro do esperado para as primeiras 24 horas”, informou o comunicado assinado pelo Dr. Fernando Bacal, cardiologista.

Faustão era o segundo paciente na lista de espera por um coração, de acordo com a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica que acompanhava Faustão recebeu a oferta do órgão durante a madrugada de domingo (27). O Ministério da Saúde informou que a priorização do apresentador na lista de espera se deu devido à gravidade de seu estado de saúde.

No processo de transplante cardíaco, a ordem de prioridade na lista de espera é estabelecida conforme a gravidade do estado do paciente.

“A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção”, afirmou a Central de Transplantes do Estado de São Paulo.

A equipe médica que atendia ao paciente em primeira posição na lista optou por recusar o órgão, possibilitando que a oferta fosse direcionada ao segundo paciente da lista, ou seja, ao apresentador Fausto Silva.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa