Rio de Janeiro

Festa Literária das Periferias é reconhecida como Patrimônio Cultural do Rio

A cultura literária das comunidades cariocas é reconhecida como Patrimônio Cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, graças à Festa Literária das Periferias (Flup). O evento, que começou em 2012, promove diversas atividades de leitura e escrita nas favelas da capital.

A lei também permite que o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, faça parcerias sem custos com empresas privadas, municípios e entidades culturais, turísticas e de lazer, para incentivar a divulgação e o conhecimento sobre a Flup.

A Flup já foi premiada pelo jornal O Globo, pela London Book Fair, pelo Instituto Pró-Livro e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), por seu trabalho de fomento à leitura. O evento já passou por diversas favelas do Rio, como Morro dos Prazeres, Vigário Geral, Cidade de Deus, Mangueira, Babilônia e Vidigal. Além disso, a Flup expandiu sua atuação para outras cidades do Brasil, como Alagados e Cidade Industrial de Curitiba, que receberam parte da programação da Festa.

A Lei 10.235/23, de autoria da deputada Marina do MST (PT), foi sancionada pelo governador do Rio e publicada no Diário Oficial.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa