Baixada Fluminense

Heloísa menina de três anos baleada por agente da PRF morreu esta manhã

Neste sábado, dia 16, Heloísa dos Santos Silva, uma criança de apenas 3 anos de idade, veio a falecer às 9h22 da manhã. Ela estava internada desde o dia 7 de setembro no Hospital Adão Pereira Nunes, localizado em Duque de Caxias, após ter sido atingida por um tiro na cabeça durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Arco Metropolitano, próximo a Seropédica. A pequena Heloísa passou nove dias na unidade de terapia intensiva (CTI).

De acordo com informações fornecidas pelo boletim médico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, Heloísa sofreu um quadro cardiorrespiratório irreversível na manhã de sábado.

Na última quarta-feira, dia 13, houve uma leve interrupção no estado de saúde de Heloísa, que já foi classificada como assustadora e gravemente comprometida. Uma menina foi ressuscitada após uma parada cardíaca que durou aproximadamente seis minutos.

PRF emite nota de pesar

A PRF emitiu uma nota de pesar. “Solidarizamo-nos com os familiares, neste momento de dor, e expressamos as mais sinceras condolências pela perda”, disse.

A instituição informou ainda que a Comissão de Direitos Humanos segue acompanhando a família “para acolhimento e apoio psicológico”.

Agente da PRF admite ter atirado

Em seu primeiro depoimento à Polícia Civil, o agente da PRF, Fabiano Menacho Ferreira, admitiu ter ocorrido os disparos de fuzil que atingiram uma menina. Ele relatou que os policiais estavam concentrados no veículo Peugeot 207, pois a placa indicava que o carro era roubado.

Seguindo o automóvel, eles ativaram os sinais luminosos e a sirene na tentativa de fazer o condutor parar. No entanto, cerca de 10 depois de começarem a seguir o veículo, ouviram o som de um tiro e se abaixaram dentro da viatura em ocorrência ao disparo.

Fabiano Menacho explicou que, naquele momento, efetuou três disparos com o fuzil em direção ao Peugeot, pois a situação o levou a supor que o tiro que ouviram tinha vindo do veículo da família de Heloísa.

Os outros agentes, Matheus Domicioli Soares Viegas Pinheiro e Wesley Santos da Silva, corroboraram essa versão.

Desde o início, a família afirmou que o tiro provinha de uma viatura da PRF.

Nota da prefeitura de Duque de Caxias através da Secretaria Municipal de Saúde

“A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa sobre o óbito da paciente Heloísa dos Santos Silva, 3 anos, na manhã deste sábado, 16/09/2023, às 9h22, após uma parada cardiorrespiratória (PCR) irreversível. A paciente estava internada no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), desde o dia 08/09/2023. Em nome da Prefeitura de Duque de Caxias e de todos os colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, lamentamos profundamente e nos solidarizamos aos familiares e amigos da pequena Heloísa”

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa