Intolerância religiosa e racismo será tema do DebatePapo

O mês de janeiro tem várias datas emblemáticas que cruzam em seus temas como o aniversário da publicação da Lei Caó, o dia da Liberdade de Cultos, de Combate à Intolerância Religiosa e Dia Mundial das Religiões. Assim a ComCausa retomará na sexta-feira, dia 29 de janeiro a partir das 10 horas, o ‘DebatePapo pela Cultura de Direitos’ com a temática “Racismo e Direitos Religiosidade”.

O DebatePapo como finalidade promover a reflexão e educação em direitos humanos de maneira informal e linguagem acessível, ligado à vários programas da ComCausa – como CRDH, Agentes da Cultura de Direitos e Ponto de Cultura – as rodas de conversa são realizada em vários locais como bares e praças. Entretanto, devido às restrições impostas pela pandemia do corona vírus, retomaremos em uma versão on-line através do canal do Facebook e Youtube da ComCausa.

| Facebook.com/comcausa.dh/ | Youtube.com/ComCausa

A conversa, que terá a participação de Thauan Mendes, Caio Batalha e Adriano Dias, começará pela importante lembrança da publicação da lei de enfrentamento ao racismo, conhecida como Lei, Caó no dia 5 de janeiro de 1989. Completando 32 anos, a lei é originária do PL 52/88 de autoria do ex-deputado Federal Carlos Alberto Caó de Oliveira. O ex-parlamentar, falecido em fevereiro de 2018, foi militante do movimento negro e jornalista, tendo participado, inclusive, da Assembleia Constituinte que redigiu a CF/88.

Confira a integra da lei clicando aqui!

Com esta reflexão, conversaremos sobre o dia da Liberdade de Cultos (07 janeiro), dia Mundial das Religiões e o dia Combate à Intolerância Religiosa (21 janeiro). Onde conversaremos sobre a importância da informação na luta pelo fim do preconceito, mecanismos legais e redes de exigibilidade. Além de lembrarmos de pessoas importantes na luta pelo direito à fé aqui na Baixada, como Mãe Beata.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Thauan Mendes

Thauan Mendes

Graduado em letras, professor de inglês, jornalista social da ComCausa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *