Lançamento da nova página sobre Alienação Parental

Desde 2012 a ComCausa passou a fazer o debate sobre a violência contra crianças adolescentes que a prática da alienação parental. Assim como as consequências que esta nefasta postura de mães e pais – associada a parentes, padrastos madrastas e até colegas de tralho – provocam em seus filhos e filhas.

Inúmeros debates propostas de leis atos públicos foram realizados desde então, entretanto a cada dia nos chega novos relatos de absurdos cometidos por alienadores e alienadoras. Algumas situações levando a tragédias como aconteceu em Campinas no Reveillon de 2017, ou no início de 2018 no Rio de Janeiro. Quando a soma das patologias associada à dinâmica constante de uma relação psicopática levou pais a cometerem violências matando familiares que praticavam alienação parental e até os próprios filhos.

Mesmo com a aprovação da lei da guarda compartilhada e de quase uma década da lei de alienação parental é um tema ainda tratado de maneira rasa, muitas vezes tendenciosa chegando às raias do absurdo.

Se faz necessário o quanto antes a reflexão coerente e o envolvimento de todos os órgãos responsáveis pelo bem-estar de crianças e adolescentes conforme está preconizado em diversas legislações. Desde a constituição, código civil, até o estatuto da criança adolescente, para que este mal – que no fim pode destruir vidas -, tenha sua recorrência diminuída.

A ComCausa sempre participou e buscou contribuir com movimentos elaboração de legislação para enfrentar esta violência. Mas assim como em diversas outras situações que instituição enfrenta, o mais importante é a prevenção do que a defesa. Pois aí o dano já está feito.

Em 2017 a instituição criou uma página específica para debater o tema, entretanto se faz agora necessário ampliar os tópicos desse espaço eletrônico relatando casos e reflexões sobre a questão. Com esta finalidade, a ComCausa estará reformulando a página alienação parental (comcausa.net/alienacaoparental) que será relançada na terça-feira dia 17 de julho, em um ao vivo pelo Facebook, no horário entre 21 horas e 20 horas, no canal https://web.facebook.com/criancascomdireitos/

| Portal C3 – Comunicação de interesse público – ComCausa

Adriano Dias

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o PortalC3