Rio de Janeiro

Lei cria Programa de Despoluição Eólica Socioambiental do Município do Rio

O prefeito da cidade do rio de Janeiro, Eduardo Paes, sancionou a lei que cria o Programa de Despoluição Eólica Socioambiental do Município, que tem por objetivo contribuir para o processo de despoluição do sistema hídrico da cidade por meio da instalação de cataventos com dispositivos para filtragem da água.

O projeto é de autoria dos vereadores Dr. Rogerio Amorim, Cesar Maia e Dr. Carlos Eduardo que entre as medidas previstas também está a instalação de ecopontos para coleta de material reciclável a ser entregue pelas comunidades do entorno de rios e lagoas.

O projeto que tem todos os termos condicionados às licenças ambientais junto aos órgãos responsáveis será viabilizado através de uma parceria com cooperativas de catadores ou organizações da sociedade civil, que aproveitem economicamente os materiais filtrados ou coletados e que possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação desses materiais. Os recursos usados serão de parcerias público-privadas.

Com o apoio de universidades, escolas, empresas públicas e privadas o programa também prevê o incentivo ao reflorestamento de áreas de mata degradadas e a recuperação de animais feridos, como também a criação de peixes de origem dessas lagoas.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa