Campanhas

Memória: Tim Maia

No dia 15 de março de 1998, falecia Tim Maia, saindo de ambulância do Teatro Municipal de Niterói onde se apresentava, e veio a falecer depois de duas paradas cardiorrespiratórias. Sebastião Rodrigues Maia, ou só Tim Maia, nasceu no ano de 1942, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, onde na juventude conviveu com Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos.

Cantor, compositor, maestro, produtor musical, instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução dos gêneros soul e funk na música popular brasileira e reconhecido como um dos maiores ícones da música no Brasil. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, no qual cantou junto a Roberto Carlos.

Emigrou para os Estados Unidos em 1957, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro álbum, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso com músicas como “Azul da Cor do Mar” e “Primavera”. Lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)” e “Gostava Tanto de Você”.

Aderiu à doutrina filosófico-religiosa, conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, dois discos, com destaque para “Que Beleza” e “O Caminho do Bem”. Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como “Descobridor dos Sete Mares” e “Me Dê Motivo”.

Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade.

Seu legado marcou a história da música brasileira influenciando grandes cantores como como seu sobrinho Ed Motta e seu filho Léo Maia. A revista Rolling Stone Brasil classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa