Nascimento de Stan Lee criador de heróis da Marvel

Stan Lee nasceu dia 2 de dezembro de 1922 em Nova York, entre as suas funções estão um escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator norte-americano. Tendo marcado sua carreira como editor-chefe e presidente da Marvel Comics.

Em colaboração com vários artistas, incluindo Jack Kirby e Steve Ditko, Stan Lee cocriou diversos super-heróis, como: Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, Pantera Negra, X-Men e os Vingadores. Além disso, desafiou a organização de censura da indústria de quadrinhos americana, o Comics Code Authority, indiretamente levando-a a atualizar suas políticas. Lee liderou a expansão da Marvel Comics de uma pequena divisão editorial para uma gigantesca corporação de multimídia.

No dia 12 de novembro de 2018 falecia Stan Lee aos 95 anos, editor e presidente da Marvel Comics, criador de vários personagens dos quadrinhos e filmes do Universo Cinematográfico Marvel que marcaram gerações, como Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, X-Men, Hulk, Homem de Ferro, entre outros. 

Seus personagens sempre foram geniais e marcados por um certo tom de ironia, Stan Lee foi introduzido no Will Eisner Award Hall of Fame em 1994, no Jack Kirby Hall of Fame em 1995 e recebeu uma National Medal of Arts em 2008. 

Dos quadrinhos para cinema e TV 

Em 1981, Lee transformou seus heróis em desenhos animados exibidos por emissoras de TV. Quando a Marvel Comics e a Marvel Productions foram adquiridas pela New World Entertainment em 1986, os horizontes do quadrinista foram se expandido ainda mais. 

Lee teve a oportunidade de se envolver mais profundamente na criação e desenvolvimento de filmes e seriados. Ele constantemente fazia aparições nas produções do estúdio. 

“Meu pai amou todos seus fãs. Ele era o melhor homem e o mais decente”, comentou a filha do editor, Joan Celia Lee. 

Sua despedida foi marcada por homenagens feitas por atores, diretores, roteiristas e personalidades variadas que simplesmente eram fãs do trabalho do artista publicaram mensagens em suas redes sociais como forma de homenagem. 

Stan Lee será eterno nas suas obras, a nós basta agradecer e fazer memoria da sua genialidade. 

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.