Campanhas

Nascimento Erasmo Carlos

Erasmo Esteves nasceu no Rio de Janeiro, dia 5 de junho de 1941, conhecido artisticamente como Erasmo Carlos, foi um cantor, compositor, ator, músico, multi-instrumentista e escritor brasileiro. Um dos pioneiros do rock no Brasil, nos anos 60 fez parceria com o cantor e compositor Roberto Carlos, compondo várias músicas juntos, que gravavam em seus discos em carreira solo.

Roberto, Wanderléia e Erasmo formaram o trio Ternurinha, apresentavam o programa de rádio Jovem Guarda. Nele recebeu o apelido de Tremendão, pois seu jeito lembrava muito o de Elvis Presley, na qual nutria grande admiração. Seus maiores sucessos como cantor foram “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”. As músicas de Erasmo tinham grande influência do rock e da bossa nova.

Em 1980, Erasmo lançou o disco Erasmo Convida, quando faz duetos com outros grandes artistas, como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, A Cor do Som, As Frenéticas, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia, Jorge Bem e Caetano Veloso.

Em 2001, depois de quatro anos sem gravar, Erasmo lançou o disco “Pra Falar de Amor”, quando se destacou a música “Mais Um Na Multidão”, em dueto com Marisa Monte, composta por Erasmo, Marisa Monte e Carlinhos Brown.

No dia 29 de agosto de 2018, Erasmo Carlos foi indicado ao Grammy Latino. Em 9 de outubro em 2018, ganhou o Prêmio UBC, pela “União Brasileira dos Compositores”, como o “compositor brasileiro do ano”.

Ainda em 2018, seu álbum intitulado “Amor é Isso” foi eleito o 10.º melhor disco brasileiro de 2018 pela revista Rolling Stones Brasil e um dos 25 melhores álbuns brasileiros do primeiro semestre de 2018 pela Associação Paulista de Críticos de Arte.

Em dezembro de 2019, Erasmo lançou o EP “Quem Foi Que Disse Que Eu Não Faço Samba”, com canções do gênero, compostas ao longo de sua carreira.

Em 2020, Erasmo assinou com a Netflix, para atuar como protagonista no longa-metragem “Modo Avião”, juntamente com Larissa Manuela.

O cantor e compositor Erasmo Carlos, ícone da Jovem Guarda, morreu dia 22 de novembro no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca.

Erasmo havia sido internado no início deste mês com quadro de edema e após nove dias recebeu alta. Na manhã de terça-feira (21) foi novamente internado às pressas e acabou não resistindo. A causa da morte não foi divulgada.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa