Agenda

Nova Iguaçu se prepara para mais uma edição da Festa de Santo Antônio

Neste sábado (8), inicia-se a 161ª edição da tradicional Festa de Santo Antônio em Nova Iguaçu. O evento, organizado pela Catedral de Santo Antônio de Jacutinga em parceria com a Prefeitura de Nova Iguaçu, promete seis dias de celebração, culminando na próxima quinta-feira (13), dia do padroeiro da cidade. A festividade, conhecida por unir fé, cultura e gastronomia, é um dos marcos mais esperados do calendário local.

Este ano, a expectativa é de que mais de 120 mil visitantes participem da festa, que contará com uma infraestrutura ampliada para receber o público. Serão instaladas mais de 150 barracas e 43 tendas gastronômicas e de artesanato ao longo da Travessa Mariano de Moura, próxima à Catedral de Santo Antônio, e em um trecho da Avenida Governador Amaral Peixoto. A variada oferta inclui desde as tradicionais cocadas até uma vasta gama de opções da culinária local.

A programação musical, um dos grandes atrativos da festa, apresenta quase 20 shows ao longo dos seis dias de evento. No palco montado na Avenida Amaral Peixoto, o público poderá curtir apresentações de diferentes gêneros musicais. Veja abaixo:

Sábado (8)
Maurílio Sal (forró)
Rio Quartet (samba)
Grupo Coincidência (samba, pagode, MPB).

Domingo (9)
Contrabaixo Brasil (instrumental, jazz e MPB)
Beto Sousa e banda (forró)
Aldair Santiago e banda Pérola (MPB e dança de salão)
Marcelo Tuan e banda (pop rock)

Segunda-feira (10)
Coral Avicres e Silas Marques (instrumental MPB)
Celsinho Esteves e Quarteto Música do Brasil (MPB).

Terça-feira (11)
Lisa Castro (rap)
Franklin Gama (choro, jazz, instrumental)
Taty Reis trio (samba, MPB e bossa nova)

Quarta-feira (12)
Rafaell Angello Trio (MPB, pop rock)
Vozes Iguaçuanas (MPB, samba e bossa nova)
Pimenta do Reino (forró).

Dia de Santo Antônio, quinta-feira (13)
Marvin Maciel Alquimia Tropical (pop, disco music, samba rock)
Sambaixada (samba, pagode, MPB)
Pedro Lima (MPB, axé, pop, soul music).

No dia 13, a devoção religiosa toma conta da cidade com diversas missas na Catedral de Santo Antônio de Jacutinga. As missas festivas serão celebradas às 6h, 8h, 12h, 14h, 16h, 20h e 22h. A missa diocesana acontece às 10h, seguida pela tradicional procissão às 17h, e a missa solene às 18h.

A Festa de Santo Antônio é uma oportunidade ímpar para a comunidade de Nova Iguaçu e visitantes celebrarem a fé, curtirem boa música e apreciarem a rica culinária local. Com uma programação diversificada e infraestrutura robusta, o evento deste ano promete ser memorável, reafirmando a importância da tradição e da cultura na vida da cidade.

As apresentações musicais foram selecionadas através de editais de chamamento público realizados pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).

| Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa