NotíciasNova Iguaçu

Operação “Nova Iguaçu Legal” busca organizar o Centro da cidade

Foi iniciada pela Prefeitura de Nova Iguaçu a operação “Nova Iguaçu Legal” no calçadão do Centro do município. Essa ação tem como objetivos melhorar a mobilidade urbana e tornar o centro comercial mais organizado, atraente e seguro para os consumidores e trabalhadores. A primeira etapa consiste em implementar medidas para evitar que os lojistas utilizem o espaço público para expor e vender suas mercadorias, além de proibir a atuação de ambulantes não registrados no local.

Em breve, na segunda etapa, agentes da Secretaria de Segurança Pública, juntamente com agentes da Secretaria de Meio Ambiente, irão fiscalizar e combater a poluição sonora por meio do uso de medidores.

O tenente-coronel PM Fernando Bastos, secretário de Segurança Pública de Nova Iguaçu e superintendente de Controle Urbano, enfatiza que a operação tem caráter educativo e de orientação. No entanto, os lojistas que desrespeitarem as normas poderão ser notificados, multados e, em casos extremos, ter seus alvarás cassados.

“A fiscalização está supervisionando a área pública e estamos conscientizando os lojistas a utilizar apenas o interior de seus estabelecimentos, sem expor suas mercadorias nas ruas. O calçadão está mais organizado e proporcionando melhor mobilidade para a população”, afirmou o secretário.

Os comerciantes ambulantes que possuem licenças internas em 2017 foram notificados para enviar seus documentos por e-mail para a Secretaria de Segurança Pública ( [email protected] ) a fim de continuar trabalhando no calçadão. Aqueles que não possuem permissão serão proibidos de atuar no centro comercial.

Para tornar as fiscalizações mais transparentes e aprimoradas cada vez mais as ações dos agentes, será instalada uma base operacional na Praça Rui Barbosa. Nesse local, também funcionará uma “ouvidoria” para receber sugestões e reclamações relacionadas às ações.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa