JaperiRio de Janeiro

Operação Segurança Presente inaugura duas bases em Japeri

O município de Japeri, na Baixada Fluminense, ganhou duas bases do programa Segurança Presente, de autoria do Governo do Estado. São 43 agentes, seis viaturas e nove motos no combate à criminalidade.

A cerimônia de lançamento ocorreu ontem (01), no espaço em frente à sede da Prefeitura, às 10h. o Governador, presidente da Alerj, Secretário de Estado de Governo e a prefeita de Japeri estavam no evento.

“Historicamente, sofremos muito com a falta de segurança. Isso acarreta muitos problemas para o município. Além da perda econômica da vítima, perdemos com o medo dos grandes empresários trazerem suas indústrias, comércios e galpões logísticos. Isso gera desemprego e pouca receita. Nos primeiros dias em que assumi a gestão pedi ajuda para resolvermos este problema e, felizmente, estamos realizando um sonho. Sou grata ao governador Cláudio Castro e ao Deputado André Ceciliano por toda luta”, afirmou a prefeita.

O programa implantará bases no centro de Japeri e em Engenheiro Pedreira. No total, serão 43 agentes, 6 viaturas e 10 motocicletas no combate à violência. Os policiais estarão em atividade de segunda a domingo, das 8h às 20h. O efetivo, composto por policiais militares e guardas municipais, patrulhará as regiões prioritariamente no centro comercial e nas áreas turísticas da cidade.

Violência no Rio

Filmes como nacionais como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite” descrevem um Rio de Janeiro totalmente desolado pela violência — o que não é nenhuma novidade para os moradores do estado.

A média de violência no Rio têm aumentado com o decorrer dos anos. Em 2019 ocorreram 14.374 mortes violentas no estado. O número foi um dos maiores dos últimos anos. E, somente em Japeri, em 2020 foram registrados 563 boletins de ocorrência por algum tipo de roubo ou furto na 63 DP (Japeri), média de quase 47 pessoas roubadas ou furtadas por mês.

O programa Segurança Presente veio para tentar solucionar esses casos. As duas bases instaladas atenderão os cerca de 100 mil habitantes do município de Japeri. A esperança é que os números de violência diminuam num curto prazo.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa