Papa Francisco convoca Sinodo 2021-2023
Papa Francisco convocou no dia nove (9) de Outubro o Sínodo que vai debater a própria Igreja, de 2021 a 2023 o Papa Francisco pretendo ouvir o maior número de católicos possíveis, este é o maior e mais democrático Sínodo já feito pela Igreja.
O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”. Dessa forma desde 1965 com o Papa Paulo Vl seus sucessores convocam está reunião com bispos do mundo todo para pensar, refletir, rezar temas atuais da sociedade e da Igreja.
Desde que o Papa Francisco iniciou seu pontificado vem convocando Sínodos que acontecem de quatro em quatro anos ele tem feito processo de escutas para então fazer o documento final, e desta vez vai realizar o maior processo de todos, ouvindo o maior número de pessoas.
O Sínodo tem como tema norteador “comunhão, participação e missão” “Comunhão e missão são expressões teológicas que designam o mistério da Igreja. Através destas duas palavras, a Igreja contempla e imita a vida da Santíssima Trindade, mistério de comunhão ad intra e fonte de missão ad extra”. A terceira palavra é “participação”.
“Celebrar um Sínodo é sempre bom e importante, mas só é verdadeiramente fecundo se se tornar expressão viva do ser Igreja, de um agir marcado pela verdadeira participação. E isto, não por exigências de estilo, mas de fé.”
“A participação é uma exigência da fé batismal”, disse Francisco.
Por fim Francisco pede que este sínodo seja um processo de escuta do Espírito Santo para uma Igreja mais aberta e dialogante.