Parabéns Itaguaí pelos seus 203 anos!

0
3

O território no qual está instalada a cidade de Itaguaí foi desbravado no século XVII, aproximadamente, pelos índios Jaguaremenon. Posteriormente com a chegada dos jesuítas na região, em meados de 1680, o local foi sendo ocupado.

Em 1688, construíram uma igreja na região. Em 1718 transferiram o aldeamento de lugar onde uma nova igreja dedicada à São Francisco Xavier foi construída. Em 1795 o aldeamento foi elevado à condição de Paróquia com atividades econômicas voltadas para a cana-de-açúcar.

Em 1818, a paróquia se tornou vila com o nome de Vila de São Francisco Xavier de Itaguaí. Consideram este ano como o ano da fundação de Itaguaí. Em 1822, Dom Pedro I passou a noite em Itaguaí já que a vila se tornara caminho para São Paulo e Dom Pedro estava indo para lá proclamar a independência.

Com a abolição da escravatura, a região que economicamente era sustentada pela agricultura sofreu grandes perdas, pois dependia dos escravos para trabalharem na terra. Após o período que transformou a região, essa conseguiu manter o progresso.