Baixada Fluminense

Plano verão no parque municipal de Nova Iguaçu

A Prefeitura de Nova Iguaçu iniciou neste último sábado (15/01) mais uma edição do Plano Verão. Esse plano refere-se ao conjunto de ações com a finalidade de fomentar o ecoturismo na região de forma segura e organizada.

Essa ação irá acontecer nos sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 16h, e se estenderão até o último fim de semana do verão.

O Plano Verão foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) e conta com o apoio da Assessoria Especial de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, da Secretaria Municipal de Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Emlurb (Empresa de Limpeza Urbana) e do PROEIS – Nova Iguaçu Mais Seguro.

Neste ano ocorrerá um reforço maior no monitoramento e fiscalização da Área Norte do parque, incluindo o controle de acesso de veículos na estrada que leva até a rampa do voo livre, para dar mais segurança aos turistas e evitar incidentes.

Haverá também um posto de controle de informação no caminho para quem for subir a Serra do Vulcão e equipes de orientação sobre a educação ambiental nos dois acessos ao parque.

O parque conta com cerca de 8 km de trilhas sinalizadas que levam seus frequentadores à belas cachoeiras e poços d’água (sendo 11 liberadas ao banho) entre a Pedra da Contenda e a Serra do Vulcão. E entre uma trilha e outra é possível conhecer parte da história de Nova Iguaçu, como a sede da Fazenda Dona Eugênia, construída no século XIX, e as ruínas do clube Dom Felipe, que funcionou até meados da década de 1960.

Além do trekking, que é a caminhada por trilha, é possível fazer no parque outras atividades, estas mais radicais, como o voo livre, partindo da rampa existente da Serra do Vulcão, e o rapel na cachoeira Véu da Noiva e na Pedra da Contenda.

A rampa de madeira está passando por manutenção da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI) e, por enquanto, segue interditada. A expectativa é que o serviço seja concluído ainda durante o verão. No entanto, quem quiser voar de parapente pode utilizar a rampa natural, localizada no mesmo ponto. Já para praticar o rapel é preciso agendar a atividade. Basta enviar e-mail para [email protected] e fazer a solicitação.

Para entrar no parque é preciso apresentar documento original de identificação com foto. Dentro da unidade não é permitido portar arma de fogo, materiais de vidro, e faca. Também não é autorizada a entrada de produtos químicos, como creme para cabelos.

A exceção é para o uso de repelentes e protetores solares. É proibido fazer fogueira e acampar sem autorização. O acampamento deverá ter finalidade educativa, com pedido prévio. Em função da pandemia da Covid-19, é obrigatório o uso de máscara na unidade.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa 

Alexia Tavares

Alexia Tavares é jornalista comunitária