Baixada Fluminense

Polícia resgata animais em condições de maus-tratos na Baixada 

Uma denúncia anônima levou a polícia a resgatar mais de 70 animais de uma casa em Mesquita, na Baixada Fluminense, no último sábado (6). Segundo as autoridades, os animais viviam em meio a sujeira, sem água e sem comida. O dono do local, identificado como Alex Pinheiro de Mendonça, foi preso em flagrante por maus-tratos.

A operação foi realizada em conjunto com a Prefeitura do Rio e parte dos animais foi levada para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, enquanto outros estão recebendo cuidados de voluntários e sendo preparados para adoção.

De acordo com as investigações, Alex pedia doações para manter os animais saudáveis e arrecadava dinheiro nas ruas do Rio de Janeiro, mas ficava com tudo. A delegada Mônica Areal afirmou que algumas das cadelas resgatadas eram utilizadas para comércio e exploração, e que a polícia investigará se há estelionato envolvido.

Além da casa em Mesquita, a polícia também descobriu um sítio em Tinguá, Nova Iguaçu, onde outros animais sofriam maus-tratos. Sandro Silva da Costa foi preso no local por sua participação nos crimes.

Durante seu depoimento na delegacia, Alex alegou ser tutor dos animais e que organizava campanhas de doação, enquanto Sandro afirmou que não era funcionário de Alex. A delegada Mônica Areal alertou a população sobre a importância de verificar o histórico dos locais antes de realizar doações financeiras e deixar animais sob os cuidados de terceiros.

Editoração Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa