Prefeitura do Rio altera fluxo na Avenida Niemeyer
A Prefeitura do Rio iniciou ontem, segunda-feira (1°), as mudanças no fluxo de veículos na Avenida Niemeyer, Zona Sul do Rio, com o propósito de realizar as obras emergenciais de contenção de encostas.
A medida foi acolhida depois que um relatório elaborado pela GeoRio, empresa que faz trabalho preventivo de limpeza no local, identificou que rochas fragmentadas correm o risco de rolar na altura do número 101 da avenida, na altura do Vidigal.
De acordo com a prefeitura, as mudanças são necessárias para evitar o risco de deslizamentos. Para tanto, foi montado um esquema de tráfego que será mantido até a conclusão das obras — ainda sem data estabelecida.
20 agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal vão ajudar a orientar o trânsito na região.
Confira abaixo o que muda:
- Nesta segunda (1°), o fluxo de veículos será mantido em mão dupla ao longo de todo o dia, com operação de “pare e siga” para todos os veículos;
- A partir de terça-feira (2), será implantada faixa reversível, apenas no sentido Leblon, das 6h30 às 10h;
- Após as 10h, a Avenida Niemeyer volta ao fluxo em mão dupla com operação de “pare e siga”, na altura do nº 101, para todos os veículos.
Seguindo o objetivo de minimizar os transtornos no trânsito, será montado um túnel temporário para execução dos serviços acima do muro já existente.
Para mais, a CET-Rio vai instalar uma sinalização específica para obras, incluindo três painéis de mensagens variadas.
Durante as obras, a manutenção dos túneis Zuzu Angel e Acústico Rafael Mascarenhas ficará suspensa.
Transporte público
As linhas de ônibus e de transporte complementar que atendem ao bairro do Vidigal (linhas STPL L2101 e L2101 e as linhas SPPO 104 e 109) serão mantidas.
As demais linhas terão seus itinerários desviados para a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e Túnel Zuzu Angel.
Recomendações
Os veículos que vêm da Barra com destino à Lagoa, e vice-versa, deverão priorizar a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e Túnel Zuzu Angel.
A CET-RIO recomenda que os motoristas fiquem atentos aos painéis e sinalizações de obras, seguindo as orientações dos agentes.