Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio inaugura Terminal Mato Alto

Cinco meses após o início das operações da Nova Transoeste, a Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou, neste domingo (19), o Terminal Mato Alto, em Guaratiba. Este é o segundo terminal construído no corredor a partir da ampliação de antigas estações. O primeiro terminal, Magarça, foi entregue no dia 31 de março.

Atualmente, estão em obras os terminais de Curral Falso e Pingo D’Água, que devem ser concluídos ainda este ano. Com os investimentos no Transoeste, o corredor agora transporta uma média de 204 mil passageiros por dia, um aumento significativo em comparação com os 79 mil passageiros por dia registrados em março de 2021, quando a Prefeitura retomou a gestão do sistema BRT.

A antiga estação Mato Alto, com 490 metros quadrados, foi demolida para dar lugar a um terminal 15 vezes maior, com 7.390 metros quadrados. Este novo terminal oferece mais conforto e comodidade aos passageiros que utilizam os ônibus articulados do BRT para viajar entre Barra da Tijuca, Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. O Terminal Mato Alto operará em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus e vans (Norte e Sul), totalizando 1.007 metros quadrados de área coberta, além de dois bicicletários com 512 vagas e uma ciclovia de 2.750 metros.

O terminal alimentador e o bicicletário Norte, que atende passageiros no sentido Barra – Santa Cruz/Guaratiba, já estão em funcionamento. As obras do terminal alimentador e bicicletário do lado Sul, que servem o sentido Santa Cruz/Guaratiba – Barra, começarão na próxima semana, com previsão de conclusão em 90 dias. A estação provisória Sul, montada no ano passado, será desativada para permitir a construção do espaço definitivo.

Durante as obras do terminal alimentador Sul, os ônibus que parariam nesse local serão redirecionados para o terminal alimentador Norte, onde os passageiros poderão acessar o sistema BRT. Uma grande passarela foi construída no eixo central da Avenida Dom João VI. A obra do Terminal Mato Alto inclui ainda dois novos viadutos com uma extensão total de 590 metros e retornos para veículos comuns.

Os viadutos, a passarela e o bicicletário do Terminal Mato Alto receberam grafites exclusivos. Os artistas Leandro Ice (passarela), Bruno Schilling (viaduto), Lucas Cassarotti (bicicletário) e Dolores Esos (viaduto) foram responsáveis pela arte, que retrata a força e dinamismo da obra, com referências às cores do Brasil, como o vermelho do pau-brasil, e ao local do Terminal Mato Alto. A Prefeitura já havia utilizado grafites na Zona Portuária do Rio e no projeto Cores do Brasil, o maior corredor de arte urbana da América Latina, abrangendo todas as estações do BRT Transbrasil, viadutos e passarelas da Avenida Brasil, a principal via expressa do Rio.

Imagem de capa meramente ilustrativa.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.