Magé

Programa de reabilitação pulmonar em Magé

Para ajudar quem ficou com sequelas da doença, a Prefeitura de Magé criou o Programa de Reabilitação Pulmonar Pós-Covid com tratamento eficaz e humanizado.

“O programa é voltado para aqueles pacientes que permaneceram um período internados, principalmente na Terapia Intensiva, onde ficaram acamados e sem se movimentar. E também aqueles que tiveram pneumonia por conta da Covid e apresentaram na evolução da doença um tipo de sequela, porque mesmo após a alta, os pacientes reclamam de falta de ar, cansaço, tosse e eles precisam de um tratamento de reabilitação”, explicou Beatriz Fagundes, a fisioterapeuta responsável.

O tratamento acontece não só para quem tem sequela pulmonar, porque a doença causa também efeitos psicológicos. Por isso é feita uma avaliação e o paciente pode ser encaminhado para outros serviços de saúde da rede municipal.

Carlos Alberto de Moraes, 57 anos, é o primeiro paciente do programa que começou nesta semana. Ele trabalha na linha de frente da pandemia como chefe da Vigilância Sanitária e ficou na UTI por cinco dos sete dias de internação no Centro de Tratamento para a Covid-19 de Magé. E mesmo após a alta, continuou com cansaço e dificuldade para respirar.

Antes do investimento da atual gestão, os mageenses não tinham tratamento adequado e um programa que desse suporte às pessoas que precisam do serviço. De acordo com a coordenadora de Fisioterapia municipal, Silvana Fernandes, para participar do programa, o cidadão precisa ter encaminhamento médico e procurar o Centro de Fisioterapia de Magé, localizado na R. Coronel João Valério, nº 310, de segunda a sexta das 9h às 17h. O atendimento é agendado e são adotadas todas as medidas preventivas da Covid-19.

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa