Quem tem medo da Democracia?

Por Hugo Boaventura

Quem tem medo da Democracia? Discordar é democrático, desrespeitar não. É atribuída ao Filósofo Francês Jean Jacques Rousseau a seguinte frase “Discordo totalmente do que dizes, mas lutarei até o fim pelo direito de dizeres”. Citação um tanto quanto interessante no tocante aos relacionamentos humanos, pois se eu luto pelo direito do outro de fala e de expressão, luto, ao mesmo tempo pelo meu próprio direito de fala e expressão.

Independente de concordância é bom que haja respeito mútuo. Ainda mais num Mundo ideologicamente tão plural e, geográfica e tecnologicamente, tão próximo. A polarização que vive hoje o Brasil e os Brasileiros não é saudável, pois o debate democrático exige respeito. Melhoremos nossos Argumentos. Diminuamos as Ofensas. Façamos o Brasil que a gente quer com Prosperidade, Conhecimento e acima de tudo Respeito.

E ai fica a pergunta: Quem tem medo da Democracia? Talvez, todos nós! Pois lidar com o Diferente, o Oposto e o Divergente é uma Missão complicada, mas que nos enriquece. Como disse Dom Helder Câmara “ Se discordas de mim, tu me enriqueces.” E esse enriquecimento vem do amplo e contraditório e assim poderemos um dia entender o que disse Luiz Pereira de Carvalho, meu pai: “No dia que a gente respeita todas as escolhas, a gente se torna diferente.”

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante da Pastoral da Juventude da Baixada e jornalista comunitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *