Rio de Janeiro

Rio recebe Operação Inverno Acolhedor para atender população em situação de rua

O Rio de Janeiro (RJ) recebeu as ações da Operação Inverno Acolhedor, que visa atender a população em situação de rua durante a estação mais fria do ano.

Nesta segunda-feira (14), o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, firmou parceria com o prefeito do RJ, Eduardo Paes, para garantir a transferência de recursos de R$ 700 mil para a compra e entrega de itens de proteção contra o frio, como cobertores e agasalhos, para as pessoas que vivem nas ruas.

A operação também vai oferecer acolhimento em abrigos e orientações sobre os cuidados com a saúde no inverno, buscando evitar mortes e doenças causadas pelo frio intenso.

“Esse é um primeiro passo para construção de algo maior, que é transformar essa ação em uma política de Estado permanente que seja feita todos os anos”, afirmou o ministro do MDHC, Silvio Almeida.

O Inverno Acolhedor é uma operação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) realizada por meio de convênios com apoio de municípios, movimentos sociais e entidades da sociedade civil. Com investimento total de R$ 5 milhões, a ação emergencial vai beneficiar pessoas em situação de rua nas capitais do Sul e do Sudeste, onde as temperaturas são mais baixas.

O evento contou com a presença de autoridades do Legislativo e do sistema de justiça local.

Imagem de corpo: Ruy Conde – Ascom│MDHC.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo