Campanhas

Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violências no Rio de Janeiro

A Semana Estadual das Pessoas Vítimas de Violências no Estado de Rio de Janeiro foi Inspirada na Lei nº 15.501/2014, do Estado de São Paulo, o presente projeto é uma demanda apresentada pelo movimento de Mães de Vítima de Violência no Estado do Rio de Janeiro.

A semana compreendida de 12 a 19 de maio foi a escolhida em razão da mesma estar próxima à comemoração do Dia das Mães, bem como por tentar unificar a luta dos familiares de vítimas da violência do Rio de Janeiro e de São Paulo.

As polícias do estado do Rio de Janeiro mataram 1.327 pessoas no ano de 2022, isso representa 29,7% de todas as mortes violentas na federação. Ou seja, as forças policiais são responsáveis por um terço da violência letal. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

A coordenadora da Rede de Observatórios chama atenção também para o fato de que 87,3% dos mortos pela polícia no Rio de Janeiro em 2021 eram negros.

Segundo o ISP, estas são as áreas integradas em que a polícia matou mais de 50 pessoas em 2022: Seropédica, Itaguaí e Queimados (139 pessoas); São Gonçalo (131); Duque de Caxias (129); Vigário Geral, Parada de Lucas e Penha (92); Acari, Costa Barros e Vicente de Carvalho (84 pessoas); Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis (81); Niterói (79); Bangu (63); Mangaratiba, Angra e Paraty (60); Belford Roxo (58) e São João de Meriti (54).

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa