Semana Estadual pela eliminação da discriminação racial terá DebatePapo com MNU

0
8
Semana Estadual pela eliminação da discriminação racial terá DebatePapo com MNU
Semana Estadual pela eliminação da discriminação racial terá DebatePapo com MNU

A ComCausa realizará uma campanha institucional e DebatePapo com o Movimento Negro Unificado na Semana Estadual Pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1966, e faz memória do Massacre de Shaperville, em Johanesburgo, África do Sul, em 1960, quando 69 pessoas foram mortas pelo exército e outras 186 ficaram feridas, no ano 1960. No Rio de Janeiro, a 4369 de 14 de julho de 2004, colocou no calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, de 15 a 21 de março, a Semana Estadual Pela Eliminação da Discriminação Racial.

Por conta deste período emblemático e dos retrocessos que a sociedade vem encontrando, principalmente no enfrentamento ao racismo estrutural, a ComCausa promoverá campanha institucional sobre o tema. Além deste, está sendo construído junto com o  Movimento Negro Unificado (MNU).

Assim, na sexta-feira dia 19 de março, a ComCausa recebe virtualmente alguns ativistas do Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro, prioritariamente da Baixada Fluminense, com representantes de Nova Iguaçu, Caxias e Magé. Será uma atividade reflexiva que questionará o “racismo Estrutural e suas transversalidades: Quais mecanismos o povo negro pode acessar junto aos serviços públicos para enfrentá-lo”. Segundo Adriana Martins do MNU, “esse debate ajudará a compreender as mazelas do racismo em que vive o povo negro no Brasil, destacando suas lutas e organização para a reivindicação de direitos fundamentais. Diálogo considerado fundamental para entender e reagir aos papéis subalternizados que se estabeleceu para o povo negro no Brasil”.

O DebatePapo será na sede da instituição com a presença somente do participantes do debate, e transmitido pelas redes sociais do MNU e da ComCausa.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa