Situação da barragem de Paracambi
Recentemente circularam nas redes sociais áudios informando sobre o rompimento da pequena Central Hidrelétrica da empresa Light localizada no bairro do Km-9 em Paracambi. Entretanto, foi comprovado através de moradores da região de que a situação não se passava de uma noticia falsa que surgiu após uma mensagem de WhatsApp.
Não foi identificado o autor do áudio, mas residentes do bairro afirmam que está havendo um mapeamento das áreas de risco caso haja uma possível catástrofe. Com isso, agentes comunitários estão visitando algumas casas de bairros como: Saudoso, KM-9, Guarajuba e Loteamento Novo, para um cadastramento preventivo, o que não significa que a barragem está rompendo ou que há algum dano em sua estrutura.
O que é a hidrelétrica de Paracambi?
Tendo seu início de operação em 2012, a pequena Central Hidrelétrica de Paracambi produz energia suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes. O local escolhido para a construção abrange uma área equivalente a 300 campos de futebol, com um lago artificial que represa parte da água do Ribeirão das Lajes e produz energia para todo o estado do Rio de Janeiro.
As PCHs têm sido apontadas por ambientalistas como uma tendência. As usinas de pequeno porte multiplicam as possibilidades do aumento da geração de energia hídrica, uma fonte limpa e que responde por 75% da matriz energética brasileira. Este tipo de hidrelétrica é utilizada principalmente em rios de pequeno e médio porte, como é o caso do Ribeirão das Lajes, em Paracambi.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, moradora narra a real situação da barragem, confira!
https://www.youtube.com/watch?v=L-5TAHmZ3NU&feature=emb_logo
| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa