Campanhas

Memória: Nise da Silveira pioneira da reforma psiquiátrica

No dia 15 de fevereiro de 1905, nasceu Nise Magalhães da Silveira. Nise era médica psiquiatra que foi contra o uso de confinamento, eletrochoques, torturas, camisa de força, lobotomia e outros métodos usados na época.

Na década de 1940, quando era comum tratar pacientes internados em manicômios com métodos agressivos como o eletrochoque, camisa de força e lobotomia, Nise da Silveira defendeu formas mais humanizadas de tratamento. Ela quebrou padrões e se tornou a pioneira da reforma psiquiátrica e luta antimanicomial no Brasil.

Aluna de Jung, lutou para humanizar o tratamento psiquiátrico no Brasil, usando a arte e o convívio com animais. Encarando os bichos como fundamentais para o reforço das relações emocionais e também para fortalecer senso de responsabilidade. Sobre isso, ela escreveu o livro ‘Gatos: A Emoção de Lidar’.Nise da Silveira rejeitava a palavra paciente em relação aos internos dos hospitais psiquiátricos. Ela determinava o uso de clientes para reforçar a relação de troca, mas preferia sempre se referir a eles pelos nomes.

Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins.

Por 28 anos, Nise dirigiu o Setor de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação do antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, hoje Instituto Municipal Nise da Silveira, desenvolvendo atividades que estimulavam os pacientes, aumentando sua interação com o meio, ao usar de diversas formas artísticas para expressão do próprio ego.

Nise da Silveira se aposentou em 1975, mas continuou realizando e divulgando estudos na área da psiquiatria. Ela faleceu em 30 de outubro de 1999, por causa de uma insuficiência respiratória, com 94 anos de idade. Nise da Silveira recebeu inúmeros prêmios e homenagens em vida

Congresso derruba veto de inclusão da Nise da Silveira no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa