ArtigosDestaque

A importância Clara Nunes contra o racismo religioso

Clara Nunes foi uma das maiores cantoras do Brasil, conhecida por sua belíssima voz e seu repertório que incluía samba, MPB e música regional brasileira. Ela também foi uma grande defensora da cultura e religiosidade de matriz africana.

Clara Nunes nasceu em Cedro, que hoje em dia se chama Caetanópolis, Minas Gerais, em 12 de agosto de 1942. Cantando bolero, ainda criança ganhou seu primeiro concurso de canto na cidade onde morava. Mudou-se para Belo Horizontem e depois para o Rio de Janeiro onde teve em contato com o mundo do samba e de outros ritmos de origem africana.

No Rio, Clara passou a frequentar terreiros de umbanda e de candomblé, se convertendo às religiões de origem africana. Levou para os palcos músicas com letras sobre mitologia a religiosidade da África, que exaltavam deuses africanos, além de tradições quilombolas.

Já naquele período, anos 1960 e 70, enfrentou preconceitos e barreiras em uma sociedade racista e machista, mas foi um exemplo de perseverança e determinação para as mulheres negras e conseguiu se impor e conquistar um espaço na música brasileira. Ganhando diversos prêmios musicais e foi a primeira mulher que vendeu mais de 100 mil discos no Brasil.

Clara rompeu barreiras em termos de vendagens na indústria fonográfica. Para se ter uma ideia, o disco de Clara Nunes lançado em 1974, “Clara Clarice Clara”, seu quarto álbum de estúdio que contém algumas das músicas mais famosas da carreira da cantora, como “Morena de Angola” e “O Mar Serenou”, chegou a ter 400 mil cópias vendidas, um número inédito para aquela época.

Ela também foi uma importante divulgadora da música de compositores negros fundamentais na construção do samba como gênero musical, como Paulinho da Viola, Cartola e Nelson Cavaquinho.

Ao longo de sua carreira, se apresentou em diversos países onde levou a diversidade cultura e religiosa afro-brasileira, rompendo barreiras e usando a música como instrumento contra o preconceito religioso.

Indiscutivelmente, Clara Nunes foi uma das maiores cantoras da música popular brasileira e deixou um legado que inspira muitas mulheres negras a perseguir seus sonhos e a lutar por seus direitos. Foi uma defensora da cultura afro-brasileira e a arte que produziu é um patrimônio cultural do país e continua a ser ouvida e admirada por pessoas de todas as origens e idades.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa