Baixada FluminenseRock ComCausa

Banda gravará resgate do punk rock

A banda Juventude Perdida e Adriano Dias se juntam no projeto “Tosco” para regravar dois clássicos do punk brasileiro.

Em 2019 a banda Juventude Perdida convida Adriano Dias para participar, junto com vários outros admiradores da banda, da gravação da música “Senhor Presidente”. Retomado este contato, após algumas conversas com Django e Daniel da banda Juventude Perdida, parceiros de mais de 20 anos de Adriano Dias, jornalista fundador da ComCausa, surge a ideia de realizar o projeto que inicialmente chamado de Tosco. A ideia ganha corpo com a participação do guitarrista da banda Hicsos, Alexander Carreiro. Com o grupo composto entraram no estúdio para alguns ensaios e a gravação das duas músicas de clássicos do punk rock das bandas Ratos de Porão e Garotos Podres.

“A proposta era nos reunirmos, escolhermos algumas música e gravarmos EPs e singles. Este primeiro vamos de ‘Juventude Perdida’ do RDP e ‘Eu não sei o que quero’ do Garotos Podres. Duas referência da primeira metade da década de 1980”, diz Adriano que participou de movimentos punks na década de 1980 e passou por várias bandas como a conhecida Gangrena Gasosa. Nas décadas seguintes produziu shows de rock, como o espaços como a Hillos Rock na Baixada Fluminense, experiencia que motivou a ComCausa.

EP “Taoquei!” do Juventude Perdida

Entretanto, sendo o grupo o som do Juventude Perdida – que está preparando seu disco -, ficou decidido que as músicas seriam lançadas em um EP de preparação do novo disco do Juventude Perdida. Assim, juntando duas versões de ‘Senhor Presidente’, com mais duas músicas clássicos do punk rock, uma do Ratos de Porão (Juventude Perdida) e outra do Garotos Podres (Eu não sei o que quero) que é a banda Juventude Perdida gravou com os vocais do Adriano Dias no projeto TOSCO.

Lançamento do EP 

As gravações já estão em andamento no Estúdio Lux, em Austin, Nova Iguaçu, e a proposta é finalizar a produção e disponibilizar nas redes de internet.

“Esta é somente a nossa primeira experiência, depois vamos conversar sobre rumos, novas músicas, se vamos ampliar ou fazer apresentações” – diz Adriano – “Na verdade é uma grande celebração, à música, à vida, as nossas histórias como admiradores da cultura alternativa”.

Tosco Punk Rock

Alexander Carreiro | Guitarra (Banda Hicsos)

Daniel de Christo | Bateria (Banda Juventude Perdida)

Django da BF | Baixo e vocal (Banda Juventude Perdida)

Adriano | Vocal

Nome projeto Tosco

Agustín Tosco Gringo era um líder sindical argentino Argentinos e um dos líderes do Cordobazo, importante da ato popular histórico acontecida na província que confunde o nome da própria revolta. A referência dúbia da palavra “Tosco” foi o nome escolhido pelo jornalista Adriano Dias para o projeto de resgatar algumas músicas punks do final dos anos 1970 e anos 1980, período que o movimento explodiu pelas periferias de todo o Brasil.

Banda Hicsos

 

Banda Juventude Perdida

| Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo