A revitalização de Vila de Iguassú Velho

0
4
iguassu velho
A Prefeitura de Nova Iguaçu promoveu a revitalização do sítio histórico e arqueológico da antiga Vila de Iguassú Velho, na região de Tinguá, na Baixada Fluminense. Os patrimônios da localidade estão sendo restaurados e devem ser finalizados em cerca de 20 dias, após cerca de oito meses de obras. As construções restauradas são: a Torre Sineira da antiga Igreja Matriz, os cemitérios da antiga Vila de Nossa Senhora da Piedade de Iguassú e da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

Segundo Marcus Monteiro – secretário municipal de Cultura, a intervenção chegou a tempo de impedir que os patrimônios desmoronassem, tendo em vista seu estado anterior. Monteiro ainda afirma que o Parque Histórico e Arqueológico de Iguassú Velho será implantado no local. Além disso, a Secretaria de Cultura tem planos de criar um Centro de Memória, galerias de arte, bistrôs e livrarias para a Fazenda São Bernardino.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Nova Iguaçu, Empresa Municipal de Limpeza Urbana de Nova Iguaçu (Emlurb), Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), além do Instituto Histórico Geográfico de Nova Iguaçu e a Funerária São Salvador auxiliaram nas obras de restauração e revitalização de Iguassú Velho.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas