Campanhas

Acidente do Trem da Barrinha

Na manhã de 18 de setembro de 1996, ocorreu um acidente que causou a morte de 15 pessoas e deixou 60 feridos. O Barrinha, que transportava 90 passageiros, foi atingido a 700 metros da estação de Japeri por um trem de carga que desceu a serra desgovernado.

A Linha Barra da Central, popularmente conhecida como Barrinha, ligava o percurso entre Japeri e a cidade de Barra do Piraí. Sendo de suma importância para o sul do estado do Rio, e marcando a memória dos paracambienses.

O Barrinha foi o que sobrou dos trens de passageiros de longo percurso, que tanto marcaram o império brasileiro. Fundada em 1970, a linha passava pelos municípios de Japeri, Eng. Paulo de Frontim, Mendes e chegando a cidade de Barra do Piraí, cruzando grande parte da Serra do Mar.

O percurso cooperava com a economia local e contava com vários usuários, além de ser uma atração turística com suas belas paisagens. Contava com dois horários saindo de Barra do Piraí de madrugada e outro próximo ao meio-dia, para um trem que ia e voltava nesse percurso. Partindo de Japeri, o trem passava pelas estações: Japeri, Mário Belo (Paracambi), Eng. Gurgel (Paracambi), Palmeira da Serra, Eng. Paulo de Frontin, Humberto Antunes, Mendes, Martins Costa, Morsing, Santa Bárbara, Barra do Piraí.

Após o trágico acidente e a privatização da ferrovia, o ramal foi extinto e hoje resiste apenas na memória dos antigos usuários. Em meados de 2002, o Barrinha fez sua última viagem, de forma experimental, mas o projeto de revitalização do trecho não saiu do papel.

Fonte: Paracambi Noticias

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa