Campanhas

Aniversário da cidade de Arraial do Cabo

No dia 13 de maio é aniversário do município de Arraial do Cabo, que foi ponto de desembarque da expedição de Américo Vespúcio, que construiu sua casa de barro e pedra no Bairro da Rama, onde foi criada a primeira feitoria do Brasil. Atualmente, o local é conhecido como Praia dos Anjos. Tribos dos índios Tupinambá habitavam toda a área correspondente ao Estado do Rio de Janeiro e, nas terras onde surgiria Arraial do Cabo, eram representados pelos índios Tamoio. Estes, mais avançados que os nômades, viviam em aldeias, caçavam, plantavam mandioca, faziam peças de cerâmica e enfeitavam-se com penas.

Segundo estudos arqueológicos, havia cerca de 50 aldeias dos Tupinambá na região, estimando-se uma população que poderia variar de 25 a 75 mil habitantes antes da conquista europeia. Houve grande aumento populacional na região de Cabo Frio com a chegada dos portugueses e, em 1615, foi fundada a cidade de Santa Helena. A partir de 1616, o local passou a chamar-se Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, tendo sido ponto importante para o desenvolvimento e conquista do território fluminense.

Embora a colonização e o desenvolvimento da região tenham tomado velocidade com a fundação da cidade de Cabo Frio, Arraial do Cabo viveu durante muito tempo esquecido e isolado. Não havia acesso a outros povoados. Era pela praia que seus moradores iam e vinham, a pé ou a cavalo, para trocar, vender e comprar mercadorias. A pesca foi muito importante, nesse período. Distrito criado, em 1924, subordinado ao município de Cabo Frio e elevado, em 1985, à categoria de município.

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa