Campanha 21 dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres Baixada

Campanha 21 dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres Baixada

A ComCausa vai lançar em suas redes no próximo sábado, dia 20 de novembro, a Campanha 21 dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres Baixada. Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das mulheres. Mas, no Brasil, são 21 Dias de Ativismo, pois inicio em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, e termina em 10 de dezembro.

Neste período, outras importantes datas são celebradas: 25 de novembro, Dia Nacional de combate à violência contra a mulher;  1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS; 06 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A Campanha do Laço Branco, em que homens buscam sensibilizar outros homens sobre o tema; e dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, tem começo antecipado, em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra. Assim a ComCausa marcou essa data para inicair sua campanha e debates.

___________________________

Demais agendas ComCausa:

20 nov | Inauguração da Arena Polo de Treino

Os grupos Dragões do ImpérioPaladinus AeternusTrovões do Inferno combinaram de utilizar o espaço como ponto de referência das iniciativas culturais promovidas por estes grupos, assim estão combinados de ocorrer oficinas, torneios e encontros no local como a inauguração da Arena Polo de Treino no dia 20 de novembro, quando ocorrerá também um encontro do Carioca Sword Play, Gravação do Podcast e um DebateQuim Nerd ComCausa. Esse encontro será o aquecimento para o I Primeiro Tornei na Casa da ComCausa, na semana seguinte.

Programação:

14h – Inauguração da Arena Polo

15h – Roda de Encontro do Carioca Sword Play

16h – Gravação Sword Play Podcast

17 – DebateQuim Nerd ComCausa

21 nov | Rapel no Pão de Açucar

O grupo Kafango Verde, com apoio da ComCausa, realizará no dia 21 de novembro, uma caminhada com rapel no Pão de Açucar. A participação é para todas as idades e a concentração será na Praia Vermelha a partir das 7 horas, seguindo pela trilha do Pão de Açucar. Mais informações pelo 21 965 444 710 ou 964 705 228.

21 nov | Rock ComCausa com Cara de Porco

O grupo Cara de Porco – emblematica banda da Zona Oeste do Rio, com mais de 20 anos de palco -, vai receber a ComCausa para uma entrevista e a proposta de agendas culturais em conjunto no ano de 2022 através do Rock ComCausa. Será neste domingo, dia 21 de novembro, em Sanador Câmara, cidade do Rio, a partir das 15 horas com transmissão pelo canal Rock ComCausa.

21 nov | Filme Marighella será exibido gratuitamente em Nova Iguaçu

Filme Marighella será exibido gratuitamente neste domingo pela Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu. Serão disponibilizados 144 ingressos, distribuídos por ordem de chegada 30 minutos antes do horário da sessão. Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, ‘Marighella’ terá sessão gratuita no Teatro Silvio Monteiro, no Complexo Cultural Nova Iguaçu neste domingo, 21 de novembro às 15 horas. 

Filme Marighella será exibido gratuitamente em Nova Iguaçu

22 nov | Encontro por João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria

No dia em que se lembra os 111 anos da Revolta da Chibata, representantes do poder público, movimentos socais e moradores de Baixada se encontrarão em frente à casa do marinheiro João Cândido, em Meriti.Com a poio do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Meriti, da ComCausa, da Casa da Cultura, Associação dos Amigos do Museu João Cândido – entre outros movimentos -, na segunda-feira, dia 22 de novembro a partir das 18h30 haverá um encontro em frente à casa do marinheiro João Cândido para a exibição de vídeos e uma roda de conversa. Rua Turmalina 1850 – Coelho da Rocha – São João de Meriti. Mais informações na matéria abaixo:

Encontro por João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria

23 nov | DebatePapo Museu Nossa Gente do Vilar

No dia 23 de novembro, a partir das 18 horas, haverá um DebatePapo ComCausa sobre a criação do Museu Nossa Gente do Vilar no Nosso Canto, em São João de Meriti. A roda de conversa é aberta e será mediada por Célio Tavares. O Nosso Canto fica na Av Presidente Lincoln 244 – Jardim Meriti, São João de Meriti.

Primeiro Torneio na Casa da ComCausa

No dia 27 de novembro haverá o I Primeiro Tornei Sword Play na Casa da ComCausa, estará aberto a partir das 9 horas da manhã e acontecerá em várias fases no decorrer de todo o dia. A iniciativa é da ComCausa com os clãs Dragões do ImpérioPaladinus AeternusTrovões do Inferno.

30 nov | Exposição apresenta acervo do Correio da Lavoura

A ComCausa estará participando no dia 30 de novembro de uma exposição sobre a história de 104 anos do jornal Correio da Lavoura e do seu fundador Silvino Azeredo. Será na praça em frente do Cemitério de Nova Iguaçu que passou a se chamar ‘Praça Silvino Azeredo’. No local será exibido imagens raras do jornal e de personagens que marcam a história da cidade. Após a exposição na praça, o acervo será levado para o TopShopping para a sala da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), onde ficará exposto para o público até o dia 27 de novembro. 

Exposição apresenta acervo do Correio da Lavoura

01 dez | Inicio da Jornada Baixada de Direitos Humanos

Todos os anos, a ComCausa PROMOVE ou PARTICIPA de uma série de atividades de promoção de uma Cultura de Direitos no mês de dezembro. O objetivo é dar visibilidade às iniciativas que atuam para a valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos na sociedade. Mostrar como a construção de uma ‘Cultura de Direitos’ se manifesta no cotidiano através das ações positivas das pessoas e grupos, sejam eles quais forem. Acompanhe no link abaixo as atividades:

Jornada Baixada de Direitos Humanos

03 dez | ComCausa na Rádio Novos Rumos

No dia 23 de novembro, a partir das 18 horas, sempre a primeira sexta de mês o jornalista Adriano Dias da ComCausa estará participando do programa do Professor Castelanno na Rádio Novos Rumos de um bate papo ao vivo. Será sempre a partir das 10 horas na 98.7 MHz FM ou também ao vivo pelo Facebook da Rádio.

09 dez | ComCausa no Podcast Mais ou Menos

O primeiro podcast da Baixada Fluminense, o ‘Podcast +/-‘ foi um projeto idealizado por Lucas e Sérgio com o finalidade de levar informação leve e descontraída ao ouvinte. Para celebrar o Dia dos Direitos Humanos, o fundador da ComCausa, o jornalista Adriano Dias, estará participando ao vivo de uma roda de conversa a partir das 20 horas no dia 09 de dezembro no canal do Youtube Podcast +/-.

11 dez | Mergulho na enceada do Bananal em Angra

O grupo Kafango Verde, com apoio da ComCausa, realizará no dia 11 de dezembro, uma atividade de mergulho na Ilha Grande, na Enceada do Bananal, Aripeba – lagoa Azul. A participação é para todas as idades. Mais informações pelo 21 965 444 710 ou 964 705 228.

18 dez | Encerramento Nerd ComCausa

Para encerrar o ano haverá no dia 18 de dezembro uma Oficina de Forja e um encontro LARP, usualmente chamado apenas de Live Action, na Casa da ComCausa. O encontro acontecera a partir das 14 horas. A iniciativa é da ComCausa com os clãs Dragões do ImpérioPaladinus AeternusTrovões do InfernoMais informações sobre as agendas: 21 999 888 713

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa