Campanhas

Campos dos Goytacazes se torna a primeira cidade da América Latina a ter iluminação pública

Campos dos Goytacazes foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica, no dia 24 de julho de 1883, com a instalação de uma pequena usina termoelétrica na cidade. Ela fornecia energia para 39 luminárias de rua, responsáveis pela iluminação pública, e sendo assim criada a primeira companhia de eletricidade da América Latina. Posteriormente, na década de 1930, o controle do sistema elétrico passou a ser total do governo estadual do Rio de Janeiro.

A energia elétrica chegou ao Brasil em 1879, mesmo ano da invenção da lâmpada. Na ocasião, D. Pedro II concedeu a Thomas Edison a permissão de implementar seus equipamentos no país para fins de iluminação pública.

O primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. A curiosidade fica por conta da primeira fonte de energia usada: a eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

No entanto, para efeitos de registro, a primeira iluminação pública externa foi instalada dois anos depois, em 1881, em um trecho da atual Praça da República, também no Rio.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa