Casa da Morte será tema do DebatePapo

0
13
Casa da Morte
Casa da Morte

A chamada “Casa da Morte” foi um centro clandestino de tortura e assassinatos criado pelos órgãos de repressão da ditadura militar brasileira em Petrópolis. Única sobrevivente do lugar foi Inês Etienne Romeu, depois de 96 dias de martírio.

Há cerca de 10 anos, o professor e ator Sylvio Costa Filho, morador de Petrópolis, escreveu uma peça chamada ‘O Trombone e o Fuzil‘, que foi produzida pelo Grupo Teatral Pessoal Aí. Dirigida por Pita Cavalcanti, o espetáculo foi apresentado a partir de 2012 e coincidiu com instalação de Comissão Nacional da Verdade e com o movimento de tombamento da “Casa da Morte”, liderado pelo CDDH como Espaço de Memória, tema que é destaque na peça.

A construção da peça ‘O Trombone e o Fuzil‘, resgata um pouco dessas histórias e discute as perspectivas de reconstrução de um Brasil que vai precisar recorrer e muito à sua cultura. A ComCausa, dentro do projeto Memória e História, promoverá uma Live com Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti na próxima terça, dia 01 de junho, a partir das 20 horas no Facebook/ComCausa.DH

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa