EntrevistasSem categoria

ComCausa recebeu Padre Luciano sobre masculinidades

Dentro da Jornada da Baixada de Direitos Humanos a ComCausa recebeu Padre Luciano Adversi, assessor religioso da Pastoral da Juventude Diocese de Nova Iguaçu e do diálogo Inter-religioso, no dia da Campanha do Laço Branco para um DebatePapo sobre masculinidades hegemônicas e a prevenção da violência contra as mulheres.  

O DebatePapo girou em torno da violência de homens contra as mulheres, Padre Luciano trouxe para o debate as masculinidades hegemônicas, antes chamada de masculinidade tóxica, e fez uma reflexão de como homens são criados em cima da ideia do “macho alfa”. Na conversa, Adriano Dias lembrou que “toda a cultura da masculinidade está alicerçada na construção da agressividade e violência. Não por acaso que os homicidios dolosos são majoritáriamente perpetrados por homens”. Já o Padre Luciano usou o exemplo dos jovens da PJ dizendo que, “é impressionante os jovens da Pastoral da Juventude, como eles têm uma dinâmica do sorriso, do abraço, do afeto” trazendo como reflexão a maneira de homens se relacionarem com as diversas identidades de gênero, algo trabalhado dentro da Campanha Nacional de Enfrentemento aos ciclos de violência sofrido pelas mulheres da Pastoral da Juventude que qualquer pessoa pode ter acesso pelo site da PJ Nacional.

Por fim, a ComCausa, com apoio do Padre luciane e da Pastoral da Juventude Diocese de Nova Iguaçu abrirá erá espaço reflexivos para homens jovens sobre desconstrução e descoberta das masculinidades e violência. A ideia é formar grupos de homens, ou mulheres, que debatam masculinidades para construção de uma sociedade de paz, dessa forma promover mudanças efetivas na sociedade e na prevenção da violência contra a mulher. 

Campanha do Laço Branco

A Campanha do Laço Branco no Brasil é coordenada por uma Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), grupo de entidades não-governamentais e grupos acadêmicos que atuam na área de Gênero, essa campanha tem como símbolo o laço branco e adota o lema “Jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente à essa violência”. 

Campanha Nacional de Enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher

No primeiro triênio em que a Campanha Nacional de Enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher foi escolhida como prioridade (2017-2019), o GT Central construiu o projeto metodológico operativo para servir como base para as ações e trabalhos dos regionais. A partir da Ampliada de Erexim, em janeiro de 2020, que reafirmou a campanha como prioridade, o GT atualizou as propostas e pistas de ação para o triênio de 2020-2023 e agora lança esse material para que seja utilizado pelas bases e oriente o trabalho em defesa da vida das mulheres.

No material constam os objetivos, os eixos, a proposta metodológica, o cronograma sugerido para o triênio dentre outras pistas importantes para a nossa ação pastoral. Esperamos que esse material contribua na construção um horizonte de vida para as mulheres de todo o país.

https://www.pj.org.br/projeto-campanha-mulher-2021/

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa 

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa