ComCausa inicia 15ª Jornada de Direitos Humanos

Todos os anos a ComCausa promove ou participa de uma série de atividades de promoção de uma Cultura de Direitos, sempre realizado no período do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O objetivo da Jornada de Direitos Humanos da ComCausa é dar visibilidade às iniciativas e debates sobre valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos na sociedade. Segundo Adriano Dias, jornalista fundador da ComCausa e idealizador das jornadas: “Mostrar como a construção de uma ‘Cultura de Direitos’ se manifesta no cotidiano através das ações e reflexões das pessoas e grupos, sejam eles quais forem, onde e de que forma for”. Outra finalidade é provocar junto à população e as instituições governamentais uma reflexão diferente sobre os direitos humanos, dissociando-o da discussão única da violência. “Buscamos a consciência através da celebração das virtudes e aproximação das realidades locais, nacionais e mundiais”.

Propostas e encaminhamentos

A Jornada de Direitos Humanos vai priorizar atividades com Café no Ponto, DebatePapo, Cine + ComCausa, DebateQuim e Memória e História para colher informações para formulação de propostas. A partir dos encontros, a ComCausa vai ser tirar propostas e encaminhar para instituições e entes estatais propostas de ações, projetos de leis, entre outros.

“Vivemos um momento importante de reconstrução dos valores humanos na sociedade brasileira. “Nestes últimos quatro anos tivemos a destruição das politicas públicas sociais e de promoção dos direitos humanos, paralelo ao embrutecimento das relações entre as pessoas, da promoção do ódio e da violência. Nossa missão institucional e como brasileiro, é nos empenharmos em contribuir para tirar o país desse buraco civilizatório que foi colocado. Precisamos ‘desmilicialiar‘ o Brasil”, diz Adriano.

Veja a programação da Jornada no Portal C3

História da Jornada ComCausa de Direitos Humanos

A concepção de ‘Jornada de Direitos Humanos’ começou em 2007 quando a ComCausa foi para as ruas de várias cidades para, junto com os familiares das vítimas da violência, promover o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, naquele ano, o julgamento de um dos principais autores da chacina da Baixada. Em 2008, a ComCausa celebrou com mais vinte atividades os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Já em 2009, a ComCausa ganhou o ‘Prêmio Areté’ do Ministério da Cultura e a Jornada de Direitos Humanos fez parte da I Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência. Desde então, de diversas formas, inclusive em 2013, a ‘Jornada de Direitos Humanos’ serviu de articulação para o I Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília.

Acompanhe as agendas no Portal C3.

A ‘Jornada ComCausa de Direitos Humanos’ acontece com atividades socioculturais, palestras, debates, audiências públicas, festas, encontros informais e exposições em espaços privados, públicos e nas ruas da região e está aberto a participação de qualquer pessoa.

Conheça mais no endereço www.comcausa.org.br/jornadadireitoshumanos

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.